sexta-feira, 10 de julho de 2020

Não deixe para depois



A semana, apesar de o domingo ser o primeiro dia oficialmente, só começa na segunda-feira. A segunda é o  primeiro dia não oficial, pois é o dia que a maioria vai trabalhar. O primeiro dia de um mês é o dia primeiro, mas se ele cair em um sábado o mês só começa pra valer no primeiro dia útil seguinte. Assim é também com o ano, começa no primeiro dia de janeiro, mas geralmente é um feriado emendado a um final de semana, e aí então dizemos que o ano só começa na segunda-feira. Por isso, acabamos depositando todas as nossas esperanças nesse dia, a tão famosa segundona brava.

Por exemplo, se temos que fazer algo, começar um novo projeto, um novo estudo, sempre esperamos chegar a segunda, ou o próximo mês ou o próximo ano. Geralmente nos esquecemos daquele velho ditado - não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Por que postergar algo pra a próxima segunda, para o próximo mês, ou pior, para o próximo ano? É medo de enfrentar? Será apenas um hábito? Na verdade eu também não sei. O que eu sei é que qualquer dia é dia para começar. Não precisamos nos esconder até a próxima segunda. Podemos dar a cara a tapa na terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, no dia dois, três, quatorze, enfim, todos os dias são feitos de começo e fim, então pra que esperar o primeiro dia da semana?

Será que existe uma regra que só se pode começar algo no começo da semana? Se existe eu desconheço. Não precisamos chegar no dia primeiro de janeiro para iniciarmos um dieta, não precisamos do começo do mês para parar de fumar, parar de beber, ou para começar a fazer exercícios, para dar um jeito no quartinho da bagunça, por exemplo. Não precisamos da segunda-feira para iniciar algum estudo, algum curso, ou realizar algo que almejamos. Não são só as semanas, meses e anos que têm começo, todos os dias têm seus começos. E não precisamos também esperar um dia para mudarmos, podemos mudar agora, no meio de um dia, no meio de uma semana. Qualquer hora do dia ou da noite é a hora perfeita para a mudança.

Talvez se esperarmos muito, ou esperarmos o dia primeiro ou a segunda, pode ser que a vontade passe, pode ser que esqueçamos daquilo que tínhamos nos comprometido a fazer. Se deixarmos para amanhã o tempo passa e não volta mais. Todos os dias são iguais e repletos de chances para começarmos ou terminarmos algo. Procastinar é adiar uma ação e, a não ser que seja vital o adiamento, não procrastine.

João Paulo Pinheiro Tonon

joaozinhopinheiro.escritor@gmail.com

 

1 comentário: