Todos os dias somos bombardeados por uma série de coisas das quais podemos extrair algum ensinamento ou simplesmente deixar pra lá. Pode ser uma notícia, uma música, um filme, uma pessoa que encontramos na rua e nos diz alguma coisa aparentemente sem significado, mas que depois pensamos, analisamos e vemos que era precioso. Tudo o que nos cerca no nosso dia a dia está carregado de ensinamentos ( bons ou maus ) e basta fazermos a escolha certa. Aprender com os erros é bom, mas aprender para não errar é melhor.
No filme “Batmam – O Cavaleiro das Trevas, tem uma frase que chama a atenção que é a seguinte: a noite sempre é mais escura antes do amanhecer, e já vai amanhecer. Como não tirar proveito de algo assim e deixar simplesmente essa frase passar? Não se pode ficar inerte frente a algo tão valioso assim. Tem outro filme que me lembro que tem outra frase muito valiosa. O filme é "Casamento Grego", uma comédia romântica leve e deliciosa de assistir. A certa altura do filme, quando a protagonista está vivendo junto com seu noivo, há um choque de culturas entre as duas famílias que são muito diferentes, o irmão da garota fala para ela assim, "não deixe seu passado impor quem você é, mas deixe ele ser parte de quem você vai se tornar. Assim que ouvi essa frase eu peguei um pedaço de papel e a escrevi rapidamente para não perdê-la e para que eu pudesse ler até que ficasse incrustada na minha mente.
Conversando sobre esse assunto com uma tia minha que chegou de viagem, ela me contou uma história mais ou menos assim. Antes de existirem pessoas na Terra existia uma ilha onde moravam todos os sentimentos: esperança, amor, raiva, vaidade, felicidade, entre outros. Um dia a ilha começou a afundar e cada sentimento pegou seu barco para navegarem até outra ilha. Apenas o amor não tinha barco e a água foi lhe cobrindo por inteiro. Ele pediu para entrar no barco da vaidade mas ela não o quis pois ele já estava molhado e sujo. A felicidade estava tão contente que nem viu o amor se afogando. A raiva estava cega de nervoso e nem que o enxergasse daria carona ao amor. De repente um barco com um velhinho apareceu e este estendeu a mão ao amor e o colocou dentro do barco. O senhor deixou o amor em uma ilha segura e partiu. O amor, de tão apavorado que estava nem conseguiu perguntar o nome daquele simpático homem. Ele perguntou à felicidade quem era aquele homem, e ela então respondeu que aquele senhor era o tempo.
Não quero aqui ficar falando que o tempo cura tudo (o que é verdade mas é muito clichê), nem falar para se ter esperança quando a noite está muito escura (o que também é verdade), quero falar para estarmos atentos a tudo o que nos cerca. Tudo nos ensina algo e só precisamos estarmos atentos. Não podemos desperdiçar uma conversa com alguém desconhecido, um bom dia para alguém na rua ou ver alguém precisando de ajuda e fingir que não vimos. A vida nos ensina a cada passo que vamos dando, e até uma coisa que você deixou de fazer pode te ensinar mais pra frente que era preciso ter feito tal coisa. São os detalhes que realmente importam e se perdemos esses detalhes pela estrada estaremos realmente pobres.
A vida é uma grande escola e os professores estão espalhados por aí em forma de pessoas, animais, situações cotidianas, filmes, músicas, teatro, trabalho, amizade e até nas inimizades, até nos inimigos. Se soubermos olhar com a humildade de um aluno que sabe pouco mas que está sedento por aprender mais, deitaremos todos os dias em nossas camas um pouco mais sábios. E quem sabe ao final desta jornada não chegaremos lá na frente como mestres em viver a vida e doutores em aprender com ela.
João Paulo Pinheiro Tonon
joaozinhopinheiro.escritor@gmail.com
Muito bom Bola, ótima reflexão!
ResponderEliminarMais uma boa reflexão, Bola!
ResponderEliminarLinda reflexão.
ResponderEliminarNossa, que lindo!!! Curti
ResponderEliminar